sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Especial: Neon

Bonjour! Cá estou com uma matéria literalmente excêntrica e vibrante para você!
Curte uma viagem no tempo? Então aperte os cintos porque, se depender da moda, a jornada de volta à década de ouro já começou! Me juntei à maravilhosa DemetriaBolle e preparamos um especial! Confere aqui o post da mana e aproveita para dar uma voltinha no tempo, revisitando os anos 80.
No mais, vamos ‘agoritxa’ aprender um pouquinho sobre a queridinha tendência NEON.
‘Simbora’!
Como tudo começou?
Para começo de história, você precisa saber que a cor neon não existe de hoje.
Neon vem do grego "neos", que significa "novo" e a cor nasceu em meados de 1800, quando a luz tubular brilhante foi descoberta.
E te conto mais: É UM GÁS! Isso mesmo, põe química no post!
O gás néon foi descoberto por William Ramsey e Morris Travers, há tempos atrás, em 1898 e em Londres, quando refrigeraram uma amostra retirada da atmosfera até que se tornou um líquido. Daí o líquido foi aquecido e se capturaram os gases quando era fervido. Esses gases encontrados foram o criptônio, xenônio e o NEON. A cor vermelha brilhante, que é justamente emitida pelo neon, foi logo notada, e o carinha Travers escreveu "A chama da luz vermelha do tubo contou sua própria história". OMG!!!!

O neon ao decorrer das décadas 
Pulando a parte de química, te digo ainda que a origem do neon nos permite entender o conceito direto com a tecnologia e seus avanços. O digital faz parte das nossas 24 horas do dia e já é quase impossível realizar atividades diárias sem eletrônicos.
Sempre houve uma relação bem próxima entre a cor neon vinda da luz e tudo o que nos remete à tecnologia, especialmente hoje que vivemos perto das telas emissoras de luz.
De fato, o neon teve seu auge de sucesso nos anos 80 (é uma tendência fortemente atrelada a essa década) mas antes do estrondo, já estava dando seus indícios de fama.
Foi na década de 20 quando o químico Georges Claude, através de sua empresa Claudes Neon (bem breguinha, confesso) levou os tubos de neon para serem usados em propagandas nos Estados Unidos. Daí já viu, né?! ‘Mó’ sucesso! O primeiro a adquirir foi a concessionária de carros Packard, em Los Angeles, que comprou dois anúncios por tantantan U$250 cada, iniciando a história da ferramenta de marketing que viria a ser super popular no mundo.
Depois, nos anos 50, as lâmpadas neon dominaram Times Square com todos os seus anúncios chamativos.
E em 1960 o neon virou arte pop! Os desenhistas começaram com o tal de Pop Art, encantando o povão!
As cores eletrizantes ainda se submeteram à criação dos tecidos feitos de fibras sintéticas, que permitem a produção de pigmentos luminosos e logo foram associadas à características como juventude e vibração.
As cores eram usadas lá no passado para criar um clima descontraído.
O Flúor, também conhecido como neon, surgiu como tendência quando as pessoas sentiram necessidade de mostrar mais personalidade no jeito de se vestir.
A revolução do comportamento foi refletida nas roupas coloridas, estampadas e alegres que transmitiam uma mensagem bem ‘cool’. E aí, ganhou força na década de 80 com a febre das cores e exageros do movimento New Wave.
Em tempos que a alta-costura parisiense nos ensina que para ser mais refinado, é preciso usar algumas camadas a mais de roupa e em suaves tons ou no máximo 3 cores, a moda dos anos 80 diz NÃO a este ditado e impõe novas regras!
As peças da época eram em cores cítricas, chamativas e fluorescentes, usadas tanto em conjuntos ou com outras peças misturadas.
Olha a linda PiinkFunky nessa vibe:
Neon dos anos 80
    A diva Madonna é um verdadeiro símbolo da moda da época, com uma grande influência e poder no cenário fashion, principalmente entre os seus admiradores.
A ícone fashion era fã de neon, com seu 'estilinho' próprio de muitas faixas de tule amarradas na cabeça, pérolas, ombreiras, minissaias sendo usadas sobre leggings, meia arrastão, maquiagem pesada com os olhos marcados e batons vibrantes.
Ah, foi uma super influência na moda!
As cores fortes marcaram não só a extravagância, mas ainda o uso da criatividade nas composições. O Neon também esteve sempre associado à uniformes industriais (atenção e atenção). Os trabalhadores usavam essas cores para se destacarem, serem vistos e poderem trabalhar com segurança.
Também foi bastante usado (digo, foi ainda mais usado) nos trajes de banho e academia.
Que tal o look que montei na belíssima Ruthyi?!
O uso do neon seguiu firme até 90s, com os clubbers.
Fiz alguns looks para te inspirar:
Beleza, mas e hoje? 
Sabemos que o neon marcou época nos anos 80, junto com a moda fitness fluorescente e toda a alegria da década de ouro.
Desde então, a tendência entra e sai da moda de tempos em tempos.
Em 2009, tivemos um retorno marcante desses tons bem luminosos, quando as cores fluorescentes surgiram de forma "tímida" em sapatos, carteiras e esmaltes.
Agora, 10 anos depois, a tendência se reinventa e marca presença forte nas ruas e nas passarelas.
A trend é polêmica, e é a hora de se destacar no meio de todos com esse bapho!
   O mood explodiu nas passarelas de moda e muitas marcas apostaram em peças flúor.

O neon está de volta!
É tão legal, né?! O jeito que as tendências vão e voltam num piscar de olhos.
Só que a parte mais engraçada é que sempre voltam repaginadas, com um detalhe diferenciado que dá um toque todo especial! E é por motivos como esse que sou loucamente apaixonada pelo mundo da moda!
As cores extravagantes voltaram para o cenário fashion bombando tudo, hahaha!
Até quem não curtia a trend, passou a gostar.
Virou, de veras, um alerta fashion: a tendência voltou! 
Grandes nomes da moda, como Prada e Virgil Abloh (Off-White e LV menswear) aderiram à ideia e rechearam as suas últimas coleções de verão com os tons flúo.
Não demorou muito, a novidade invadiu os looks das celebs (tinha que ser) e conquistou os feeds das redes sociais das mais famosas fashionistas do mundo.
E já não restam dúvidas: a sensação das tonalidades “marca-texto” tá sendo o maior estouro!
Não importa se é usada em um acessório ou em uma peça de roupa, o que vale é apostar na tendência e na criatividade na hora de montar a produção.
Eu resolvi exagerar no rosa:
Calçados, assessórios e roupas diversas já entraram nessa onda.
Enquanto a você? Bora aprender como integrar a trend nos seus looks?

Dicas de blogueirinha:
1ª dica: Então, sei que por se tratar de tons fortes e chamativos é um pouco (talvez muito para alguns) difícil de ser combinado, por isso eu aconselho que comece nos acessórios, dando uns pontinhos de luz e depois aposte em apenas uma peça de roupa neon no look – aí você pode combinar com itens mais despojados, caso curta um street style.
Te garanto que aos poucos tu vai se sentir confortável em apostar na cor como uma hiper fashionista, hahaha.
Tudo aquilo que você costuma usar no cotidiano ganha uma cara nova em neon, né?!
Muitas celebs apostam nas cores pelo fato de serem marcantes e poderosas assim que você aparece. Por mais que seja (muito) chamativo, pode ser usado durante o dia a dia, o segredo é apostar nas peças certas.
Daí como eu falei, caso não queira investir no look total fluo, abuse dos acessórios e até mesmo das unhas para entrar na onda.
Visitei a leitora divina Cachimbo, e montei uns looks:
2ª dica: Seja em looks monocromáticos, ou também, como pontos de cor em uma produção, o neon consegue chamar atenção por si só.
Para as mais ousadas, os casacos; vestidos e saias longas são a pedida certa.
Cacei o armário da Chokolitah3 para montar uns looks mais chamativos:
3ª dica: TRABALHADORAS DE PLANTÃO: Existem também peças em alfaiataria e com tonalidades beeeem acesas (como no look da doll G-A-G-A abaixo), sendo perfeitas para quem tem liberdade de experimentar combinações diferentes no office look.
Que tal ir trabalhar com o look que produzi na Pattre?! Ou quem sabe, o da Cachimbo?!
4ª dica: Para quem quer um visual ainda mais BAM impactante, por que não investir com novas composições?
Mano do céu, tu tá livre para misturar cores e estampas (saca a DemetriaBolle, Ram0nes e a Ruthyi)
Vale investir também nas sobreposições (EU AMOOOOOOOOOOOOOOOOO).
Fiz isso na Demetria e na minha doll:
5ª dica: Animal Print com neon? Vale tudo! O que talvez nunca imaginássemos ver no mundo da moda, tá aí: Animal Print + Neon.
Se você curte Animal Print e adora chamar atenção, pode incrementar uma boa dose de fluorescência!
Montei um look na maravilhosa leitora G-A-G-A, confere só como eu não esbanjei neon:
6ª dica: Até os rapazes já aderiram à moda das cores vibrantes! Boys, não tenham medo!
Vocês podem usar sim, senhor!
Nem que seja apostando numa peça em destaque e misturando com branco, preto ou nude.
EXTRA, EXTRA!
Uma curiosidade que eu não queria deixar passar em branco é sobre a Rainha Elizabeth.
Certamente você já deve ter percebido que até a Rainha é fã de neon.
Ela está sempre usando cores vibrantes em looks monocromáticos. O seu guarda-roupa, repleto de modelos coloridos, serve para garantir que ela seja vista por qualquer pessoa, mesmo que em uma distância considerável, em eventos públicos.
E bem, querendo ou não, ela acaba influenciando muita gente.
Por fim, vale ressaltar que a vibe neon não se limita somente a moda, como demonstram vários objetos de decoração que surgiram seguindo essa mesma linha extravagante.
Mas esse papo de decor já não é comigo, hahaha (alô, ram0nes).
Nas makes também podemos ver certas ousadias, ó só que bacana:
E foi isso! Encerro aqui o post, lembrando que: Não são os anos oitenta, mas não temos escolha senão juntar-nos à tendência neon.
Se jogue e divirta-se usando peças que brilham mais que as luzes de LED das passarelas, hahaha!
Beijinhos no ar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Não xingue.
* Não brigue.
* Não fale sobre coisas impróprias.
*Se retirar alguma informação ou imagem do blog, por gentileza dê os devidos créditos.
*Deixe seu comentário, é rapidinho e super importante para nós!

- A equipe Stardoll Truques agradece! -