sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Au Revoir, Karl!

Bonjour! 
Na terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019, morre Karl Lagerfeld, um dos maiores nomes da moda atual.
 E é sobre o estilista que irei falar hoje. 
Vamos lá! 
Quem foi Karl Lagerfeld? 
Muita gente conhece Karl pelo trabalho que ele fez na Chanel por 35 anos, mas a marca que ele assinava há mais tempo é a Fendi. O 'Kaiser' (Imperador em alemão) como era chamado, trabalhava na grife italiana desde 1965, e foi o próprio Karl quem criou o logotipo emblemático da Fendi, com aquele "F" duplo. 
O estilista vivia para o trabalho, tanto que dizia que criar e desenhar era como respirar para ele. 
Teve uma vasta carreira passando por diversos nomes importantes para a moda mundial: Balmain, Jean Patou, Tiziani e mais notadamente a Chloé, lugar onde teve a oportunidade de desenhar um desfile completo. 
Fora a Fendi, a Chanel (É CLARO), e também sua própria marca Karl Lagerfeld. Karl se encontrou também na fotografia, virou praticamente o fotógrafo oficial da Chanel, e além disso, foi chamado diversas vezes para outros trabalhos em revistas e até em marcas nas quais não trabalhava. 
Passou as últimas décadas trabalhando feito louco. 
Desenvolvia cerca de seis coleções por ano para a Chanel, além de assinar coleções para as outras marcas em que atuava. 
Início da sua vida 
Em 10 de Setembro de 1933, nasce Karl Otto Lagerfeld em Hamburgo, na Alemanha, aquele que viria a ser um dos maiores ícones da moda. 
Nascido dentro de uma família nobre alemã, em plena juventude, por volta dos 15 anos, resolveu sair de casa para buscar um futuro mais tentador que em sua cidade não se encontrava, porque estava em período de pós guerra. 
Assim, Karl foi para nada mais, nada menos que Paris, a principal capital da moda. 
O começo de um grande futuro promissor 
Em Paris, Karl se formou em design. Mas seu primeiro contato com a indústria da moda foi quando assistiu o primeiro desfile da sua vida, que aconteceu dentro da casa Dior, no ano de 1949, e desde então começou a realizar seus primeiros croquis de moda. 
A peça-chave do início da sua carreira foi em 25 de Novembro de 1954, quando ganhou seu primeiro prêmio de um prestigiado concurso de moda "International Wool Secretariat", que concorria na categoria "casacos" e por ironia do destino, quem também competia era Yves Mathieu Saint-Laurent, que ganhou na categoria "vestidos"
Graças a isso, se deu a conhecer e entrar como assistente junior em Pierre Balmain, uma das casas de costura mais reconhecidas nesta época; e neste mesmo lugar subiu de posto, mas sem deixar de ser assistente. 
Em 1958, o estilista troca de casa e entra na grife de alta costura, Jean Patou, onde ficou até 1962.
 Karl então decide ser freelancer e em 1964 conquista um espaço na marca francesa Chloé, onde tem mais liberdade para criar e torna-se destaque junto com a marca no fim da década de 60. 
Ainda trabalhou na Tiziani, onde Elizabeth Taylor começou a usar peças que ele criava, aí já viu, né?! Sucesso! 
Karl Lagerfeld era, sem dúvidas, uma mente inquieta e criativa, responsável por deixar sua marca e um legado nesse mundo fashion. 

Karl e a Fendi 
Em 1965, Lagerfeld entra para o time de mais uma marca importante no mundo fashion, a Fendi
Ingressou na casa colaborando na área de roupa, complementos de pele e outros acessórios. 
Como já disse, foi responsável de criar o logotipo emblemático da marca e nunca deixou de trabalhar para ela desde sua entrada. 
Uma coisa interessante a destacar é que o estilista foi o primeiro a comandar dois desfiles de alta-costura em uma mesma temporada, com a Fendi e a Chanel
E ó só que louco, em 2007, Karl organizou um desfile para a Fendi na Muralha da China
Oitenta e oito modelos percorreram uma passarela montada sobre uma plataforma erguida numa parte restaurada da Muralha. Estima-se que o desfile tenha cu$$$tado cerca de 10 milhões de dólares, hihihi.

Lagerfeld também resolveu fazer uma versão dele mesmo para a Fendi: uma pequena bolsa que lembra o estilista e que ficou conhecida como Karlito. No jogo, temos Karlito tanto como a bolsinha, como cachecol. 
Vejam só os looks que fiz na leitora G-A-G-A e na Demetriabolle
Karl e a Chanel 
Algo que marcou em cheio sua carreira profissional foi quando em 1983, o diretor da marca Chanel, Alan Wertherimer, o convidou para ser o diretor criativo da marca, já que a firma estava em decadência. 
Foi então que Karl Lagerfeld assumiu o comando da Chanel, com a importante missão de manter vivo o legado deixado por Gabrielle (a ‘Coco’) Chanel, que havia falecido em 1971. 
Mas olha só, ele foi até aconselhado a não aceitar a oferta: "Não encoste nela, essa marca está morta, nunca vai voltar". E como cabeça pensante da alta-costura da maison, Karl fez história: impediu que a marca fosse à falência total e foi responsável por deixá-la contemporânea, sem perder a essência. 
O primeiro desfile de criação de Karl na maison Chanel aconteceu em 1983 e recebeu ótimas críticas. “Tradição é algo que você precisa lidar com cuidado, porque pode matar você. O respeito nunca foi criativo. O que eu fiz, de certa forma, foi atualizar o Chanel… é um exercício de estilo”, disse ele à Vogue, em 1984. 
Na maison Chanel, o estilista não só encurtou as saias clássicas como também tornou cada desfile um verdadeiro show, com direito a cenários que nenhuma outra marca já apostou. 
A reinvenção constante dos tweeds, pérolas e casacos com bolsos, com o ‘C’ interligado nas etiquetas, tornou Karl um dos nomes mais reconhecidos da história da moda. 
Karl desenhava muitas vezes o mesmo, mas fazia parecer sempre novo. 
Com um gosto particular para suas criações na marca, Lagerfeld sempre buscou respeitar o propósito da fundadora Gabrielle, but com o passar dos anos e de uma forma respeitável, mostrou que a mulher Chanel mudou e tornou-se mais divertida e até ‘jovial’ sem perder a elegância.

Coco Chanel teria gostado? 
“O que fiz, Coco Chanel nunca teria feito. Ela teria odiado.” disse Karl Lagerfeld. 
Ele acreditava que Gabrielle Chanel teria odiado o que ele fez com a marca luxuosa. Achava que ela estaria chocada com a forma que ele mudou o estilo para adaptar aos tempos atuais. 
“No final, ela queria jeans azul e odiava mini saias. Isso lhe rendeu uma imagem um pouco ultrapassada. Então, quando eu assumi o cargo, todo mundo dizia ‘Não toque nisto'”, falou sobre o início de carreira na empresa. 
“Então eu pensei que seria um desafio bem interessante, mas nunca esperei que isso se tornasse ótimo e que fosse famoso de novo. É inacreditável”, declarou. 
“Mas também, nós vivemos em um mundo com outro tipo de comunicação. A mídia e tudo mais são tão diferentes hoje que você não pode comparar o tempo dela com o nosso”
Desfiles em forma de espetáculos 
Muito mais do que um desfile, Karl Lagerfeld gostava de montar um grande espetáculo. 
Fez altos desfiles com cenários inesquecíveis: supermercado, manifestação, aeroporto, navio, espelhado, até um jardim com flores de papel. 
O Stardoll até trouxe um interior inspirado em um desfile da Chanel, bem tecnológico recriando um computador gigante. 
Multifacetado 
Fashion desginer, fotógrafo de moda, escritor, colunista, editor e empresário: essas são algumas das facetas de Karl. 
Além de estilista da Chanel, da Fendi e de sua própria marca, Lagerfeld ainda encontrava tempo para fotografar várias campanhas, como a da Chanel com Gisele Bündchen. 
Ah, sem contar as inúmeras parcerias que fazia, como a linha para a fast-fashion H&M, de sapatos para Vans, garrafas de Coca-Cola desenhadas por ele, coleção de jeans com a Diesel, para a Riachuelo, e assim vai. 
Ele também fez uma coleção em parceria com a Melissa, certamente uma das mais bem sucedidas. 
Karl ainda encontrava tempo para apoiar novos estilistas, artistas e músicos. 
Como artista, contribuiu com ilustrações para jornais e revistas. 
Em 2012, durante a corrida presidencial na França, tinha uma coluna semanal com ilustrações de política na 'Elle'
Ele também era colecionador de livros e tem uma biblioteca de mais de 230 mil títulos, além de proprietário de uma editora, a Editions 7L, onde publicava o que achava que valia a pena ser mostrado ao mundo. 

Karl no Stardoll
Em meados de 2016, o jogo ainda fez uma homenagem ao Karl trazendo uma coleção inteira na loja de decor Fashion Furniture, dá uma olhada:
Também tem uma bolsa bem famosinha com os dizeres "Karl Who?", ó só:
A loja de bonecos animados Super Supreme também já trouxe um item animado em homenagem ao Karl e a sua gatinha milionária Choupette:
E claro, não podia faltar o Karl nos bonecos oficiais do jogo, você pode vesti-lo aqui.
   Por fim, de uma coisa pôde-se ter certeza: Lagerfeld nunca parou e sempre trabalhou muito, tanto criando peças de alta costura quanto figurinos para celebridades à editoriais dos quais o estilista esteve à frente fotografando para as principais revistas de moda do mundo. 
O Kaiser da moda contabilizou mais de seis décadas de trabalho e tornou-se uma lenda no mundo fashion. 
Karl Lagerfeld sempre será lembrado por toda sua genialidade e contribuição na moda, na qual dedicou mais da metade da vida em criações que servem de inspirações para muitos. 
Sem mais, encerro por aqui! Espero que tenha gostado do especial, eeeee a gente se encontra logo, logo! 
Beijinhos no ar! ​

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Não xingue.
* Não brigue.
* Não fale sobre coisas impróprias.
*Se retirar alguma informação ou imagem do blog, por gentileza dê os devidos créditos.
*Deixe seu comentário, é rapidinho e super importante para nós!

- A equipe Stardoll Truques agradece! -