sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

TREND ALERT

 VOLTEEEEEI! Mas é só temporariamente, não se animem demais rsrsrs

Mais uma trend que está voltando ao nosso maravilhoso mundinho fashionista!
E, óbvio, que eu ia trazer pra vocês, porém não só uma tendência, e sim um combo!

Os anos 20 do último século foram de fato anos revolucionários, anos de inovação, chamados de "anos loucos".

O funcionalismo tornou-se a palavra chave que dominou o aspecto da moda da época; era uma espécie de utilitarismo associado à simplicidade.


A mulher, já emancipada, continuou a trabalhar, ganhar e consumir. A diversão fazia parte da vida das pessoas e um dos valores muito em voga desse período era a dança e, com isso, as roupas precisaram se adaptar à nova onda. As bainhas das saias e dos vestidos foram subindo, mas só em 1925, a mulher mostrou de fato os joelhos.
Em toda a história da indumentária, a mulher só tinha feito isso na pré-história, quando ainda usava tangas, uma vez que em todos os outros momentos históricos esteve com as suas pernas cobertas. Com essa novidade, as meias de seda natural fizeram sucesso imitando a cor da pele.

A silhueta curta e tubular foi praticamente um eco dos novos padrões artísticos, privilegiando as formas geométricas, fossem justas ou mais amplas. As cintas que apertadas anulavam o volume dos quadris, deixou a mulher dos anos 20 do século XX totalmente andrógina.

Não só o estilo da androginia foi marcante, como também, a característica de certo desaparecimento de diferenciação social através das roupas, uma vez que esse aspecto sempre fez parte da indumentária. A diferença era apenas marcada pelo preço das peças e pela qualidade dos tecidos nelas utilizadas.
Até mesmo a alta-costura da época deu uma grande simplificada. Toda essa simplificação, privilegiando o funcionalismo, permitiu uma liberdade total de movimentos.

Como referência de criadores dessa época, vamos ter Chanel que já estava em alta; todavia, nomes como Madame Paquim (1869-1936), Jean Patou (1880-1936), Madeleine Vionnet (1876-1975), Jeanne Lanvin (1867-1946) e Lucien Lelong (1889-1958) começaram a aparecer e se impor com suas propostas. 

Avançando para a década de 40, a moda que marcou o final da Segunda Guerra Mundial também era a utilitária.  Em 1942, ainda durante a Guerra, um manual de produção de vestuário foi feito na Inglaterra para produzir modelos econômicos, com uso de tecidos e botões limitados, reduzindo costuras, proibição de enfeites etc..



 A Guerra chegou ao fim em setembro de 1945, mas o utilitarismo na moda durou até meados de 1952.


Eu, que só peguei os últimos quatro anos do século XX, arrisco dizer o que o estilo utilitário usado hoje é uma evolução daquele vestuário que tem algumas vantagens, com o que temos de mais moderno e fashion.


Segundo a queridíssima Camila Coelho, podemos considerar hoje em dia, a moda utilitária como o novo militar, totalmente repaginado.

E toda essa parte histórica vocês podem encontrar em História da Moda e Além das Tendências.


Hanna Lucatelli nos conta em CLEO, que podemos entender como funcional tudo aquilo cuja forma é determinada pela função, e utilitário o que tem como principal finalidade atender a um objetivo.
Assim, basicamente, uma moda funcional e utilitária é aquela que nasce para servir e atender necessidades objetivas de seus usuários.

“Cada vez mais é possível identificar nas ruas das grandes metrópoles pessoas adotando essa forma de se vestir com um visual baseado na praticidade e no conforto, uma estética minimalista com influência industrial. Se, por um lado, o vestuário de moda torna-se produção simbólica e subjetiva, por outro, nota-se hoje a necessidade de uma roupa que sirva objetivamente a um sujeito emancipado no vestir-se, que não se contente apenas com o sentido subjetivo da moda. Um vestir de pessoas que entendem que hoje o importante é se sentir à vontade e preparado para um estilo de vida corrido.”


"Entram nesse leque: mochilas grandes, maxi bolsas, capas de chuva, macacões, casacos esportivos e trench coats, maxi bolsos e calçados confortáveis. Todas as peças que combinem moda com funcionalidade para criar um estilo clean e contemporâneo inspirado na utilidade. É uma tendência visual que reflete o desejo dos consumidores/usuários por funcionalidade e praticidade."



“As peças nesse estilo são de cores neutras, para que sejam atemporais e adequadas a qualquer ambiente ou situação, e em tecidos duráveis, para que resistam intactas a muito uso e a ação do tempo, já que se entende que essas peças não se aplicam a um modismo que passara logo e que não estarão fora de moda na próxima estação, exatamente por serem atemporais. Uma tendência que reflete um novo modo de pensar de uma sociedade que preza o tempo, dentro de uma organização orgânica, e exige, cada vez mais também na moda, comodidade aliada a um design sofisticado.”

Ps.: Eu não fiz nenhuma alteração no texto da Hanna, só recortei um parágrafo, como normalmente ocorre, pois ela escreve simplesmente muitíssimo bem!

Vamos às dicas?

✔ Mesclar elementos sociais com peças utilitárias é uma forma prática de juntar tendência ao seu guarda-roupa do dia a dia. Elas quebram a monotonia e acrescentam funcionalidade sem deixar de lado a elegância. Ouse nas combinações e não esqueça os detalhes de alfaiataria, que vão fazer toda a diferença. O resultado é um casual chique que pode ser usado até no trabalho.

A jaqueta de couro inspirada no modelo bomber com gola de pele traz imponência ao look deixando em evidência o estilo aviador.

Choveu? A parca de algodão grossa com capuz sobre o terno deixa pronto para ir qualquer um à mais formal das reuniões.

O detalhe no ombro da malha era usado em uniformes militares para apoiar a arma ou carregar a mochila. A peça ganha nova atitude combinada com calça e sapatos sociais.

A calça cargo, tradicional no estilo utilitário, ganha uma nova cara quando combinada com um blazer de lã pesada, camisa jeans e gravata.


Mas, como produzir looks de estilo utilitário de forma requintada e poderosa?

O editorial da The Edit de 23 de fevereiro 2017 – revista da loja virtual Net-a-Porter -, mostra pra gente peças utilitárias em tons: cáqui, verde militar e bege.

O estilo foi assinado pela diretora criativa da matéria, Alison Edmond, que escolheu marcas como Chloe, Altuzarra, Alaia, Giuseppe Zanotti, Acne Studios, Sacai e outras.


Camisa Ann Demeulemeester, Calças Haider Ackermann, sapatos Isabel Marant, brincos Jennifer Fisher.

Camiseta Chloé, calças R13.

Casaco Maggie Marilyn, moleton Rag e Bon, botas Ann Demeulemeester.

Jaqueta Acne Studios, vestido Alaïa.

Jaqueta e saia Sacai, top Chloé.

Jaqueta e saia Altuzarra, botas Giuseppe Zanotti.

Decididamente, bolsos, zíperes, botões e elástico fazem parte dessa trend.

Fotos disponíveis em: Fragmentos da Moda.


Ok, ok. Agora falando do verde, não apenas o oliva ou o militar, mas todos aqueles que invadiu os streets styles e as ruas propriamente dita.


Alguns a chamam de cor atemporal. Mas, em minha opinião, ele sempre deu uma aparecida e sumia. Porém já faz algum tempo que o verde ganhou destaque nos closets por conta da versatilidade de sua cor, que combina tanto com looks para o verão, quanto com produções invernais.

Com o passar dos anos, a paleta de tons em verde foi se diversificando e, consequentemente, ganhando vez em tecidos mais leves e sofisticados.

Em 2014, as temporadas de inverno de grifes como Chloé, Versace e Balmain, deu ênfase ao estilo militar-chique. Seja em versões camufladas ou lisas, a cor é democrática.

Vejamos mais dicas...

O verde militar virou uma cor básica no guarda-roupa, vai desde os finais de semana até a rotina de trabalho. Se você quer colocar um pouco mais de cor no seu armário e sair da combinação preto-branco-cinza, o verde militar é uma boa opção.

O verde militar, hoje, tem aparecido principalmente em looks com pegada anos 90 e em looks mais minimalistas.

E as cores que normalmente acompanham a cor vão do preto e branco ao bege, azul jeans, caramelo, cinza e marrom – sem contar com as composições que combinam verde militar + verde militar.

  Entre as estampas preferidas, está o floral, o listrado e a oncinha.




A junção da cor com tons terrosos é básica, bem fácil de acertar – com marrom, creme, bege. Mas também combina com tons de amarelo, vermelho e alaranjado. É bom ter em mente que o verde-militar vai muito bem com cores quentes, o que não te impede de tentar azuis, roxos e outros verdes também!


As peças da cor podem ter um ar mais despojado, mas que se complementam quando unimos a roupas mais femininas, como vestidos de tecidos delicados, saias plissadas e calças justas.


Explore tecidos como renda.


Couro e jeans também vão muito bem com peças de pegada militarista.


Esse tom de verde é uma ótima alternativa para quem prefere os tons neutros e quer fugir um pouco do branco, preto e cinza, pois ela oferece a mesma facilidade na hora de combinar as peças e montar os looks.

A cor é comumente vista em peças como parcas, coletes, sobretudos, jaquetas e calças, e é ótima para criar um visual mais urbano e atualizado.


Podem compor looks descomplicados com jeans e complementados por acessórios metalizados em uma opção mais elaborada, com aplicação de patches ou botons.



Para um visual confortável, os tênis brancos podem arrematar o look.



As jaquetas bombers, ficam excelentes na cor e podem ter um toque atual se feitos na modelagem oversized.


O verde pode ser usado também como complementos.

Seja na make, nas nails...


[...] em acessórios para as madeixas...



[...] ou em bolsas e sapatos das grifes mais incríveis do mundo.


Porém, para mim, além das bombers, da qual já falamos, a cor pegou mesmo foi nos calçados.

A Puma trouxe uma variedade de modelos e a Nike ficou por conta dos tênis.



A consultora de estilo, Danyla Borobia, para a Dicas de Mulher sugere algumas combinações, são elas: looks monocromáticos que podem ser casuais ou mais sofisticados, dependendo do calçado e dos acessórios escolhidos; a combinação da blusa verde militar com pantacourt branca; blusas mais decotadas ou com cavas grandes pedem lingerie strappy ou de renda na cor preta, para dar um toque de sensualidade e frescor ao verde militar. As camisas e os coletes verde militar são ótimas opções para uma terceira peça que complementa e proporciona charme extra em um look mais neutro, inclusive, o colete é uma ótima opção para compor com vestidos listrados, pois fica atual e alonga a silhueta.
“Para sair do senso comum das combinações e ousar mais nos looks, as composições com cores neutras escuras como o azul petróleo e vinho saem do senso comum e são aliadas na impressão de personalidade e elegância no look.”
“As composições de cores podem ser as mais variadas, ao optar pela cor quartzo rosa, o look ficará mais atual. Outras opções para complementar o look com a calça militar, são blusas com babados e inspirações românticas. Sandálias e sapatilhas metalizadas podem finalizar os looks.”
“Os modelos de vestidos no verde militar podem ser variados e valorizados por decotes, sejam mais profundos, nas costas ou ombro a ombro. Para complementá-los em looks de dias frios, a aposta pode ser jaqueta jeans ou de couro. A jaqueta ajuda a trazer charme e versatilidade para as peças do guarda-roupa, é possível tirar do armário aquele vestido de festa ou a roupa branca, que só saiu uma vez no réveillon, e colocar pra jogo, fazendo valer cada centavo investido, para deixar tudo com pegada moderna vale investir em um mule sem salto e desfilar destemida”, ensina Danyla.



Textos-base nos sites: GQ, Blog da Alice Ferraz, Just Lia e imagens do We Heart It.

Então, recapitulando: depois da overdose do militarismo os anos 90, em meados de 2010 ele ressurgiu de cara nova, juntamente com a tendência utilitarista. 

As trends podem ser usadas separadas, mas também juntas, como veremos um exemplo do Stardoll:



Nesse caso, podemos ver um vestido com bolsos (exatamente os detalhes prezados pelo estilo utilitário), um maxi casaco com estampa militar, com os complementos (bolsa + calçado) em tons neutros que se aproximam da estampa.


Essa combinação de peças traz os bolsos, uns maxi botões, uma bolsa tiracolo (que também é característico do estilo utilitário), óculos para da um charme, e um tênis esportivo com um leve metalizado.

Esquecendo um pouco o verde...


[...], as sobreposições funcionam muito bem. O sweater que era uma peça versátil, combinado com uma camisa, vira o combo perfeito com ar arrojado e confortável. Já a camisa jeans com abotoaduras, sobreposto com um casaco de couro, com zíperes, fivelas e mais alguns bolsos, mistura estilo e utilidade.

Trouxe ainda, algumas das peças que possuo no meu closet que se encaixa nas tendências aqui abordadas.


Peças em jeans com bolsos, botões, e quero grifar que a saia, apesar de ser uma peça difícil para mim, é o exemplo perfeito de um item utilitarista.


As bolsas seguem a mesma pegada. Tiracolo, bolsos, cores neutras (a maioria).


Além dos tênis, os coturnos são ótimos exemplos.
Mas não se limitem só a eles!


Peças assimétricas...


[...] tops com algo de fashionismo para dar um up ao look...


[...] e claro que não podia faltar casacos, bombers, capas, entre outras.


Por fim, selecionei estampas e cores que caem muito bem com a cor verde.

❁❁❁

Espero que tenha gostado e que coloquem em prática essa nova trend já! Deixem nos comentários looks com as tendências apresentadas, ok?

Grande beijo para todos vocês! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Não xingue.
* Não brigue.
* Não fale sobre coisas impróprias.
*Se retirar alguma informação ou imagem do blog, por gentileza dê os devidos créditos.
*Deixe seu comentário, é rapidinho e super importante para nós!

- A equipe Stardoll Truques agradece! -