sexta-feira, 21 de junho de 2019

Look da Semana #2 - Arraiá SDT

"Se avexe não, que amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada..." 
Bonjour xodós (em ritmo junino "mermo")!
Para comemorar o São João, eu trouxe uma matéria bem especial com MUITA CULTURA!
"Ai, danado de bom!"
Fogueira, forró, comidinhas típicas, muita dança, casamento caipira e quadrilha: Puro Junho, onde acontecem as festas juninas! Mas você já parou para pensar em como elas surgiram?
Então, os rituais que originaram as festas juninas já foram praticados pelas mais diferentes culturas, em todos os tempos e em todas as partes do planeta. Acredita???!
Apesar de hoje serem associadas a santos como São João (inclusive ser chamada também de "Festa de São João"), Santo Antônio e São Pedro, elas se originaram nas sociedades pagãs da Europa (bem chique!), antes de Cristo.
Quando os portugueses chegaram com seus jesuítas no Brasil, no século XVI, trouxeram em sua bagagem todas as suas crenças e costumes, entre eles, as festas de São João, que foram muito bem aceitas pelos indígenas.
Eles identificaram os rituais das festas de São João aos seus rituais sagrados, realizados também em torno do fogo. Para os Jesuítas, foi uma forma de aproximar os indígenas à religião católica.
Que louco, né?!
Mas olha só: No início, não tinha quadrilha. Essa dança desembarcou aqui com a vinda da família real portuguesa, em 1.808, e só a alta sociedade da época divertia-se em suas recepções ao som dela. Com o tempo, o modismo caiu nas graças do povo e começou a fazer parte das festas populares. Foram surgindo, então, adaptações da dança, como a quadrilha caipira, que era dançada no interior do país para homenagear os santos juninos e agradecer as boas colheitas da roça.
Para acrescentar mais ingredientes à este coquetel de cultura, vem a culinária "junina". Ela veio da culinária indígena, com suas comidas à base de milho: espigas cozidas e assadas, pamonha, canjica, bolo de fubá. Tudo delícia!
As festas juninas em centenas de cidades e, principalmente, no Nordeste, movimentam MUUUUITA gente.
Mas por que essas festas se adaptaram melhor no Nordeste brasileiro????!
Por conta das origens dos rituais de fertilidade da terra, as festas juninas têm caráter rural. Por isso foram tão associadas aos caipiras.
Os arraiais em municípios do interior são confraternizações pequenas, mas em outros lugares já se transformaram em megaeventos, com altas produções, chegando a reunir até 1 milhão de turistas ao longo do mês. Nas festas juninas do Nordeste, as cidades que se destacam real são Caruaru, em Pernambuco (recebe o título de Capital do Forró) e Campina Grande, na Paraíba, que recebe o título de O Maior São João do Mundo.
Eu sei a loucura que é quando chega o mês de Junho, porque eu moro na cidade onde acontece o maior São João do mundo. E podem ter certeza, é uma multidão de gente de vários lugares do Brasil e festas o mês inteiro, sem brincadeira.
Todos os dias de Junho acontecem shows gratuitos de inúmeros cantores famosos, apresentações de quadrinha, festas juninas e até desfile de jegues por aqui.
Mas enfim, agora que já contei um pouquinho da história, preciso mostrar nossas produções para o Look da Semana e dessa vez temos três convidados especiais: RafaelMendes76, ElenaGuilbert.. e VictorKuwahara.
"Olha, isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais!"
Interpretamos personagens típicos das festas juninas e o resultado foi esse:
E temos um extra:
Foi isso! Espero que tenham gostado e aproveitem muito as festas juninas! Ah, falando nisso, me contem como é o São João onde vocês vivem e mandem seus outfits juninos bem inspiradores, hahaha!
"É, mas péra aí, ouça o forró tocando e muita gente aí... É, pra surdo ouvir, pra cego ver, que esse xote faz milagre acontecer..."
Beijinhos no ar, arretados! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Não xingue.
* Não brigue.
* Não fale sobre coisas impróprias.
*Se retirar alguma informação ou imagem do blog, por gentileza dê os devidos créditos.
*Deixe seu comentário, é rapidinho e super importante para nós!

- A equipe Stardoll Truques agradece! -