sexta-feira, 28 de junho de 2019

Especial Pride!





“...Com os levantes de StoneWall, que uma luta por direitos pautada pelo orgulho começou a acontecer - e nunca mais parou. StoneWall, um marco na luta pelos direitos #lgbtq+, foi liderada pela “linha de frente” quando o assunto é resistência: mulheres trans, drag queens e jovens queer, em sua maioria negras e latinas. Então socialmente estigmatizadas, eram expulsas de bares gays elitistas em Manhattan na época e procuraram “abrigo” no Stonewall Inn, bar comandado pela máfia e alvo de frequentes e violentas batidas policiais. Em 28 de junho de 1969, ha exatos 50 anos, as frequentadoras de Stonewall se rebelaram contra as humilhações e agressões policiais, numa luta violenta que durou dias, e deram início à luta por muitos dos direitos que temos hoje e origem às paradas do Orgulho LGBTQ+ mundo afora.” E com essa citação de Franco Pellegrino, editor de moda, eu começo a postagem de hoje.
No mês do orgulho notamos que o Stardoll fez inúmeras manifestações e competições em relação a essa grande comunidade. E com isso decidi fazer uma entrevista com dois jogadores que representam muito mais do que o capitalismo arco-íris que vimos em diversas marcas no Brasil. Com vocês, mr.lion2 (Léo) e luizotavio123 (Gabi). Eu gostaria de agradecer muito a ambos por toparem participar dessa entrevista e também dizer muito obrigado a BeenAllNight e KylieMartins por serem minhas fadas madrinhas na realização disto.

Qual a importância de lutar a favor das causas LGBTQ+?
Otavio: O histórico de preconceito, isolamento social e agressão é autojustificativo. É preciso lutar para quebrar alguns paradigmas (muitos históricos e sustentados por uma justificativa pseudo-religiosa). Pessoas LGBT’s morrem todos os dias por gostarem do mesmo sexo e lutar pela causa é uma forma de falar "existimos"e "estamos morrendo".

Lion: Lutar a favor das causas LGBTQ+ é lutar por vidas, que estão em perigo todos os dias. Direitos, que se um hetero cis se colocar no lugar de nós, talvez veja como é o mundo real fora de sua bolha.

Você já sofreu homofobia?
Otavio: Não, acho que por apresentar um "estilo" socialmente aceito.

Lion: Eu desde criança já sofria homofobia. Pelo o meu jeito de ser e de me expressar. Mesmo que na época, eu não tinha ideia sobre minha sexualidade. Sofri e sofro até hoje. Essa é a nossa realidade, só nós entendemos.

Como você analisa discursos de ódio?
Otavio: Ignorância. É preciso que se aceite que as pessoas possuem visões diferentes. Não é preciso gostar, mas é preciso aceitar.

Lion: É difícil entender o que se passa na mente de pessoas assim. A única coisa que sei, é que aquela pessoa vive dentro de uma bolha. Uma bolha vinda de geração. Com uma educação de responsáveis que aprenderam do mesmo jeito. São pessoas ignorantes. Pessoas que se negam a escutar e aprender. Eu analiso um discurso de ódio como uma pessoa de mente muito pequena. Uma pessoa que não quer aceitar o que ele não entende.

Como anda o mercado de trabalho para o público LGBTQ+?
Otavio: Eu ainda não estou inserida no mercado de trabalho.

Lion: Pessoas LGBTQ+ são colocadas em uma posição injusta de hierarquia. Não como profissionais ou formações, e sim como seres humanos. Não importa se têm mais qualificações. Em frente, Gays afeminados e pessoas Trans. Pessoas que somente pela aparência, são descartadas.  Mas todos nós, sendo mulheres, negros, nordestinos, imigrantes, somos desqualificados por sermos nós mesmos.

Mesmo com avanços como o casamento gay, o que falta ainda para melhorar?
Otavio: Segurança, nós ainda estamos às margens da cidadania plena.

Lion: Falta muito. Primeiro que nem todas as igrejas casam casais homoafetivos. E isso não é um avanço grande. Já que padres e pastores dizem que Deus abençoa todos e que Ele mesmo, pela sua crença, não nos julga. Mas aí quando perguntamos, se eles casariam um casal homoafetivo, ELES DIZEM que NÃO. Tivemos um direito recém aprovado no Brasil, que é a criminalização de LGBTFOBIA. Com muita luta, porém imagino que na sociedade não será levado a sério, por enquanto. Precisamos ser enxergados como gente, como um igual. Precisamos ter á liberdade de andar de mãos dadas onde quisermos. Ter a liberdade a beijar a pessoa que amamos, onde estivermos assim como casais héteros fazem. Entre mil e uma outras liberdades que nos são reprimidas.

Qual a importância do dia 28 de junho?
Otavio: Visibilidade!

Lion: Para lembrarmos e darmos a continuidade à revolta de Stonewall Inn. Uma luta contra a perseguição policial. Por isso hoje em dia temos a Parada LGBTQIA+ em quase todos os países do mundo. Infelizmente ainda existem países que, por lei, é proibido, como alguns países africanos. Mas mesmo assim a violência, as perseguições e preconceitos não acabaram. Por isso essa data de comemoração, como visibilidade a todos nós lgbtqia +.

Quais os desafios ainda precisam ser enfrentados pelo movimento? Como é o preconceito dentro do próprio meio LGBT+?
Otavio: Acho que o "G" acabou se tornando muito mais expressivo que os outros. Quando você fala "casamento gay", por exemplo.

Lion: Precisamos bater de frente e mostrar que existimos mais e mais. E olhando para dentro da nossa comunidade. Pessoas LGBT também são preconceituosas com o seu próprio gueto. Colocando o AFEMINADO e o PADRÃOZINHO. Algo que existe e é totalmente ridículo. Pois a luta por direitos é uma só.

O preconceito ainda é muito frequente em nossa sociedade. Por que você acredita que as pessoas utilizam da violência para “resolver” as situações?
Otavio: Gosto muito do pensamento de Sérgio Buarque de Holanda (pai de Chico). Somos a sociedade da cordialidade. A que mais abraça, chora, demonstra sentimentos e, por outro lado, uma das que mais mata, agride. Para mim, a violência é fruto de uma educação escassa.

Lion: Talvez seja por uma ideologia ou filosofia das pessoas, mas que também são impostas de diversas maneiras. Mas estão enganadas. Eu realmente não sei como alguém pode chegar ao poder com muitos apoiadores com discursos de ódio e violência, dizendo que é assim que se resolve os problemas. É irônico, porém não tem graça. Para ser sincero, são pessoas ignorantes que não querem olhar para o próximo. Mas quando vem diretamente a ele, ou de alguém que ele goste, aí a conversa é outra. Então entendemos a ignorância e a hipocrisia das pessoas. São inconvenientes quando não está dentro do seu quadrado.

Para você, o que é celebrar a diversidade?
Otavio: Poder ser quem você é!

Lion: Celebrar a diversidade é em unanimidade lutar pelos direitos de todos. E saber que uma revolução hoje em dia é uma só, para todos os injustiçados. Celebrar a diversidade é celebrar também o mundo como ele realmente é e não pelo o que o homem branco cis impõe.

Se você pudesse estar de frente a uma pessoa homofóbica/transfóbica/preconceituosa e ter a oportunidade de lhe fazer uma pergunta. Qual pergunta faria?
Otavio: Perguntaria o motivo.

Lion: Tenho muitas, mas como é só uma. Seria: Se é privilégio, você trocaria seus direitos pelos meus?

Qual o seu recado para as gerações futuras em relação a luta de causas que acreditam?
Otavio: Direitos só são conquistados com luta. Coisas pequenas importam. Um preconceito que você quebra na cabeça de alguém, conversando, já é um marco. A luta é sutil.

Lion: Meu recado as gerações futuras é a uma resposta que dei atrás. Lembrem, é uma luta só! Todos de mão dadas, lutando pelo o direito lgbtqia+ , mulheres, negros, nordestinos, imigrantes... Não desistam, vão para a rua, conversem, façam notar que vocês existem.

Lion também possui um Instagram (@mrlion2sd) repleto de militância e valores:






E com isso encerro esse breve especial, deixando o recado de que o preconceito deve ser combatido de dentro para fora. Antes de lutar contra as injustiças externas mude primeiramente quem você é. É apenas uma luta! Vencendo contra todo tipo de prejulgamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Não xingue.
* Não brigue.
* Não fale sobre coisas impróprias.
*Se retirar alguma informação ou imagem do blog, por gentileza dê os devidos créditos.
*Deixe seu comentário, é rapidinho e super importante para nós!

- A equipe Stardoll Truques agradece! -