terça-feira, 26 de setembro de 2017

"Stardoll Unsolved"- A lenda da primeira CoverGirl + entrevista!


Oi pessoal! Tudo bom?

Há uns meses atrás, o Henrique aqui do blogue (também conhecido como demetriabolle) postou uma matéria de nostalgia super legal sobre o concurso "CoverGirl" (clique aqui para ler).

Sendo a guria curiosa que sou (kkkk) não resisti em aprofundar mais esse assunto e trazer para vocês, além da misteriosa identidade da primeira CG, a lenda urbana bem bizarra que a rodeia...
Prontos? Então vamos lá!

Antes de tudo, vou passar uma pequena lição de história (e nostalgia) para vocês.
 "CoverGirl" surgiu pela primeira vez em Setembro de 2006, junto com o "The Show", uma secção no layout do site semelhante ao que a gente conhece hoje por "Novidades". 

Segundo o F.A.Q do Stardoll na altura, "The Show" englobava a "Magazine" que continha enquetes, hóroscopo, novidades, a voz do Stardoll (anúncios oficais por Tia Callie) e claro, os vencedores dos 2 concursos disponíveis (CG e melhor albúm).


A CoverGirl (também apelidada de "Best rated MeDoll" na época) aparecia diariamente direto na capa do "The Show" e também sob a forma de post enquanto que, os vencedores do melhor albúm eram anunciados semanalmente.

Desde o começo e até ao final de 2009, cada CoverGirl (e cada vencedor de albúm) recebia um prémio de 25sd. Adicionalmente, nos primeiros tempos do concurso, o trófeu era uma simples fita dourada envez do troço gigante de que a gente dispôe hoje kk

Por volta de 2008, o título "The Show" sumiu e "Magazine" passou a ocupar seu lugar no layout do Stardoll, sofrendo a secção algumas mudanças gráficas.

As CG, por sua vez, passaram a aparecer  na capa da "Magazine", além de continuarem a ser anunciadas por posts.
 
"The Magazine" acabou de vez em 2010, quando o Stardoll instaurou a sua maior mudança de layout até à data. Surgiu o StarBlog e a página principal, como a conheçemos hoje, incorporou os elementos que antes existiam no "The Show". 

Já as covergirls ganharam, então, seu no lugar no slide incial bem como na página de competições, com um layout super renovado.


Durante muito tempo, a identidade da primeira covergirl foi debatida infinitamente. De verdade, a competição é tão antiga que é preciso "fuçar" bemm fundo no site para encontrar seja o que for. 

A primeira ideia seria ir na secção da covergirl e visitar as páginas mais antigas em "Vencedoras Anteriores". Esse método, porém, só mostra vencedores recentes pelo que, será necessário "mexer" com os url's da página.


O máximo que você pode então recuar (alterando a data no url) é 21/09/2006, sendo que essa data nos leva a....

*Suspense*

Dudette da Finlândia!!

 Alguém aqui reconhece esse nome? Lá chegaremos...
Por agora, note como os 3 prints acima são diferentes. Todos foram capturados por mim durante o mesmo dia (apenas refrescando a página!) e, no entanto, a doll muda a cada um.

Além do mais, a revista "miniatura" exibe um nome diferente -"vonnuDELETED"- ao da suposta ganhadora. Será apenas um glitch do Stardoll? Como podemos comprovar que essa foi realmente a primeira covergirl?

Lembram do "The show" e como as CoverGirls eram apresentadas em forma de post? Bom, esses posts acabaram arquivados no StarBlog!

(Confira você mesmo aqui)

Todos os posts anunciando vencedores aparecem sob a tag "covergirl" de 2006 a 2009, o que coicide perfeitamente com os anos de existência do "The show" e "The Magazine" (de setembro de 2006 a 2009). Tudo indica que Dudette, em princípio, terá sido sim a primeira vencedora. 

(Aparecimento do "The Show", comprovada pela Wayback Machine)
Mas a história não acaba aqui. Veteranos do Stardoll, quem lembra das infinitas lendas, posts e teorias sobre a mítica Dudette? Ainda hoje, a mesma continua sendo bombardeada com centenas de comentários no livro de visitas. Mas porquê tudo isso?

Bom, toda essa curiosidade vem da lenda urbana/rumor de que Dudette teria falecido num acidente de viação, lá por 2012. Na altura, a mesma sumiu do Stardoll e, após 4 meses sem logar, sua conta ainda não tinha sido deletada, o que a colocou na categoria de dolls fantasmas (veja mais aqui).

(Créditos: Arquivo do blogue Star Sucess)

A sua data de inscrição (resultante de um bug) lia 2004 e isso, alinhado com o facto de ter sido a primeira CG, fazia muitas dolls acreditarem que ela teria sido a primeira inscrita no site. 

Além dos meses sem logar e a data de inscrição, também a sua apresentação contribuiu para a difusão dos rumores. A mesma, era uma crítica direta ao Stardoll e teria sido escrita pouco antes do seu desaparecimento.

Tudo isso levou a que, durante alguns anos, muito se escrevesse sobre Dudette, especulando sobre o motivo do seu sumiço. No entanto, lá pelo meio de 2013, a conta foi finalmente deletada (para tristeza de muitos usuários) e o assunto meio que caiu no esquecimento.

Até 2015....



Dudette volta do nada! Sua conta é restaurada e, segundo blogues da época, sua já icónica apresentação é alterada, sendo acrescentada a seguinte frase:

(Apresentação de Dudette com tradução automática | Créditos: Stardoll And Love)

Atualmente, a conta de Dudette ainda se encontra disponível e, apesar desse último excerto já ter sido removido da apresentação, a mesma ainda loga frequentemente na conta.


Já quanto ao tumblr que Dudette mencionou, o mesmo existe de verdade e, com alguns minutinhos de pesquisa, consegui achar fotos da mesma na vida real! Prontos para um face reveal?

Essa é Dudette, a primeira CoverGirl do Stardoll 


Poderia acabar o post por aqui mas, de novo, minha curiosidade não me deixa queta ahah! 

Após anos de especulações e histórias chegou a altura de ouvir (ou ler nesse caso rsrs) a versão de Dudette, contada pela própria em exclusivo ao Stardoll Truques. 

Você é a dona da conta Dudette, certo? Quando foi a mesma criada?
Sim, a conta realmente é minha. Não sei especificar ao certo o ano em que foi criada, mas foi por volta da altura em que o Stardoll começou a transição de "Paperdoll Heaven" para o que é hoje. 

É verdade que você foi a primeira CoverGirl? Como eram as coisas na época?
Eu me lembro que sim, apesar de ter ouvido várias pessoas falando que teria sido outra garota. O conceito de "Stardoll Magazine" nunca foi propriamente anunciado, apenas apareceu no site um dia e, quando loguei, tinha um monte de gente me parebenizando. Depois disso passou a haver uma doll nova na capa todo o dia. Penso que minha doll terá sido escolhida aleatoriamente pelos administradores do site visto que, a opção de votar em dolls só apareceu mais tarde nesse dia. Não lembro de ver isso antes do conceito "covergirl".

A sua apresentação ficou bem famosa! Foi o que descreveu lá motivo para você sair do jogo?
Sim, diria que foi a principal razão. Na altura já tinha crescido o suficiente para me aperceber que a pressão exercida nos usuários era algo que eu não poderia defender. Não concordava com esse novo conceito de que você teria que ter as melhores roupas, o melhor look e a melhor suíte para ganhar um status popular. E, ainda por cima, se ver obrigado a investir dinheiro real no site de forma a atingir esses objetivos, algo que acredito ser perigoso expor aos mais novos. O site acabou se tornando muito parecido com a indústria da moda real, criando, da mesma forma, uma pressão pouco saudável em garotas jovens. Abandonou completamente o conceito pelo qual eu me tinha inscrito; vestir bonecas de celebridade como você quisesse.

Depois de abandonar sua conta, por volta de 2012,  um rumor algo bizarro começou a circular. Muitos falaram que teria falecido num acidente de carro. O quão estranho foi ouvir isso, alguma ideia de como terá começado?
 Um dia entrei e reparei que meu livro de visitas estava inundado de comentários em português e espanhol, incluindo a palavra "morte". Não conheço as línguas bem o suficiente para perceber totalmente o que foi escrito, mas a palavra "morte" eu reconheçi e então fiz uma pesquisa rápida no google e entendi que alguém tinha criado esse rumor. Na verdade, achei bem hilário. Ficavam falando que tinha morrido num acidente de carro no Brasil. Vivo na Europa e nunca tinha estado no Brasil. Não tenho ideia de como o rumor tenha começado, mas imagino que alguém o tenha criado para explicar minha ausência do site.

O que fez você voltar? Ainda sente o mesmo entusiasmo pelo jogo?
Anos depois de termos deixado nossas contas, eu e uma velha amiga começamos a falar de nossos tempos lá e achámos legal logar de novo e ver como estava. Foi assim que acabei lendo o rumor e senti a necessidade de clarificar e deixar minha opinião sobre o site. Infelizmente, o Stardoll continua sendo a mesma máquina de fazer dinheiro que abandonei e, como tal, não jogo mais. Só logo algumas vezes por diversão (e também para checar se tem algum rumor novo!).

Finalmente, soube que atualmente se tornou escritora. Em que medida é que o Stardoll, enquanto jogo de infância, influenciou sua criatividade/aspirações?
Penso que, de facto, influenciou. Dar oportunidade a garotas jovens de explorar moda e seu próprio estilo é fantástico! Ajuda a criar uma perceção de si mesma e permite a exploração do "eu", o que é maravilhoso! 

Nota final da entrevistada: Gostava de deixar presente que realmente desejo que o Stardoll volte às suas origens mais inocentes. Seria legal se eles removessem essa opção de investir dinheiro real para se "adiantar" no jogo e ganhar popularidade. Deixem as garotas de expressarem livremente e sem obessessões materialísticas! 

Fim da entrevista

E é isso pessoal! Espero que tenham gostado!

Beijos e uma ótima semana para vocês 😘

P:S- Sugestões para o que investigar a seguir? Deixe seu comentário! 💓


Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Não xingue.
* Não brigue.
* Não fale sobre coisas impróprias.
*Se retirar alguma informação ou imagem do blog, por gentileza dê os devidos créditos.
*Deixe seu comentário, é rapidinho e super importante para nós!

- A equipe Stardoll Truques agradece! -