segunda-feira, 28 de junho de 2021

Look da Semana - PRIDE! Especial Born This Way

Preparados pra mais um Look da Semana? Então vem comigo!

Saudações, dolls!

Como vocês sabem, o Look da Semana é um dos meus quadros favoritos do blog e é uma honra e uma tremenda diversão fazê-lo! Uma das edições que eu mais gostei foi o especial PRIDE do ano passado, no qual nosso maravilhoso time e os incríveis convidados mostraram todas as suas verdadeiras cores, com looks vibrantes e textos impactantes! Nele, eu trouxe como introdução um pouco da história da importantíssima Rebelião de Stonewall, que marcou o início do movimento pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ em 1969, e confesso: quebrei a cabeça para conseguir pensar em uma introdução interessante para o post desse ano. Eis que um sino tocou na minha cabeça... o tema estava na minha frente o tempo todo! Esse ano o meu álbum favorito, da minha artista favorita, completa 10 anos de lançamento e, considerando o quão icônico e importante ele é para o movimento, eu soube que não poderia deixar a oportunidade passar. Então aqui estamos! 

Bem-vindes ao Look da Semana - PRIDE, especial Born This Way! 

Espero que curtam o passeio!


༺༻

Pelo sucesso de seu videoclipe Bad Romance, Lady Gaga venceu o VMA em 12 de setembro de 2010. Em seguida, servindo o icônico vestido de carne, anunciou sua próxima música, que seria a faixa-título de seu novíssimo álbum, Born This Way!

A voz doce com a qual ela recebeu o Astronauta Prateado dá lugar a uma voz potente, mas igualmente emocionada, no momento em que Gaga cantou um trecho de sua nova canção. E não foi por menos, os quatro primeiros versos do refrão já dariam uma ideia de quão poderosa seria essa nova era de sua carreira!

Eu sou linda do meu jeito / pois deus não comete erros / eu estou no caminho certo, baby / eu nasci assim.

Já em 11 de fevereiro de 2011, a faixa foi lançada e a música pôde finalmente ser apreciada por completo. Seu instrumental poderoso e sua letra libertadora consolidaram Lady Gaga como uma voz importante e assídua no apoio ao movimento LGBTQIA+; e o vídeo, lançado alguns dias depois, acrescentou outra camada preciosíssima ao fascínio geral que Born This Way tinha causado. Poético e polêmico, o clipe deu o que falar e conseguiu, dessa forma, colocar as pautas que carregava em pleno destaque na mídia da época.

Em 23 de maio o álbum foi lançado, conquistando uma legião de admiradores - tornando-se a trilha sonora oficial da vida de muitas pessoas e ajudando várias delas a superarem momentos muito intensos e difíceis pelos quais estavam passando. A coleção de músicas ressoou como um abraço de quem estava ali para te ouvir e te apoiar, um escudo sonoro contra os horrores de uma sociedade preconceituosa e intolerante. 

Frames dos clipes da era BTW. Respectivamente: Born This Way, Judas, Marry The Night, You and I e Edge of Glory.

Na Born This Way Ball, como foi batizada a turnê do disco, o palco principal era uma grande fortaleza - uma metáfora para força, um lugar onde seus fãs pudessem se sentir aceitos e protegidos. Metáfora essa que pode ser estendida para toda a era, cujos temas principais giravam em torno de aceitação, empoderamento, coragem, liberdade e individualidade. 

Palco da Born This Way Ball Tour. Via @gagadaily no Twitter

Explorando desde a música dance oitentista ao hard rock, Lady Gaga concebeu um álbum icônico, eletrizante e apaixonante - uma legítima preciosidade do pop, que seria lembrada para sempre como tal. A sua faixa-título, Born This Way, tornou-se um clássico queer e instantaneamente se juntou a hinos muito bem consolidados como I Will Survive, de Gloria Gaynor; I'm Coming Out, de Diana Ross; e Believe, de Cher.

Um dos aspectos fundamentais para o sucesso da canção foi a sinceridade com a qual ela foi escrita, performada e produzida. Lady Gaga inspirou-se em Carl Bean para escrevê-la. Carl, um negro abertamente gay, ativista, cantor e líder religioso cantou uma música chamada "I Was Born This Way" 9 anos antes de Gaga nascer. Escrita por Chris Spierer e Bunny Jones, a faixa disco foi uma das primeiras direcionadas ao público LGBT e foi um marco importante para a comunidade. Além do hit, Bean foi responsável por criar a primeira organização religiosa dos EUA a acolher afro-americanos gays, lésbicas e transexuais, a Unity Fellowship Church Movement.

Sim, eu sou gay / não carrego culpa / isso é um fato / eu nasci assim. Eu sou feliz / não carrego nenhum fardo / sou gay / eu nasci assim.

Continuando seu legado, Lady Gaga, junto de sua mãe Cynthia Gemanotta, fundou a Born This Way Foundation, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo ser uma voz ativa contra o bullying, divulgar a importância da saúde mental entre jovens, apoiá-los nas suas jornadas de autoconhecimento e ajudá-los a construir um mundo mais gentil e corajoso.

Fundação Born This Way. Empoderando a juventude. Inspirando bravura.

Em todos esses anos que esteve sob os holofotes, Lady Gaga se manteve verdadeira àquilo que queria transmitir com a sua música e influência. Participou de diversos eventos e campanhas que deram visibilidade à causa LGBTQIA+ e à importância da saúde mental, bem como espalharam a palavra da gentileza pelo mundo. Ela nunca deixou escapar uma oportunidade de dar voz a esses temas tão relevantes, seja durante seus próprios shows, ou durante entrevistas e premiações.

Nascida para dar corajosa.

Em 2021, Born This Way completa 10 anos, e continua sendo um dos mais consagrados e relevantes álbuns pop de todos os tempos. Por sua coragem de ousar nos instrumentais, nas letras, nos temas, nos figurinos, nos vídeos e na atitude, Lady Gaga firmou seu lugar entre as maiores e mais inspiradoras personalidades atuais, e segue justificando o título ano após ano.

Esse post é uma homenagem e um agradecimento. Que, assim como a letra de Born This Way diz, nós possamos ser nós mesmos sem medo, que possamos ser corajosos e nos alegrar com as nossas conquistas. Ainda há um longo caminho para chegarmos ao lugar mais gentil e acolhedor com o qual  Gaga sempre sonhou, mas juntos nós chegaremos lá!

Não importa se você é gay, hétero ou bi, / lésbica, transgênero, / eu estou no caminho certo, baby, / eu nasci para sobreviver. / Não importa se você é preto, branco ou pardo, / hispânico ou oriental, / eu estou no caminho certo, baby, / eu nasci para ser corajosa.

Recomendaçãozinha: Mini documentário sobre os 10 anos do BTW que eu recomendo DEMAIS pois ele foi muito bem editado, a curadoria de vídeos e infos está impecável e ele me emocionou horrores! Assista clicando AQUI Ah, e tem legendas disponíveis!

༺༻

E depois dessa verdadeira rasgação de seda escrita por uma fãzoca da dona Leire Gaga (eu, hehe) vamos aos looks e textinhos do pessoal mais chique e babadeiro desse Stardoll! E, diferente do ano passado, dessa vez vai ser tudo misturado porque só na internet mesmo pra gente aglomerar kkkkjjj

Espero que vocês gostem 











༺༻

E é isso!

Gostaria de agradecer demais a todes que toparam participar de mais um Look da Semana - PRIDE, e também a quem tirou um tempinho (ou um tempão) pra prestigiar o nosso blog, esse post e todos os looks, edições e textinhos! Esse foi um post muito importante pra mim, e eu espero de verdade que vocês tenham gostado tanto quanto eu 

Espero também que tudo aqui escrito possa ter tocado vocês de alguma maneira. E que todes nós possamos ser mais gentis e corajosos!

Não esqueçam de deixar seus comentários aí em baixo, obrigada por nos acompanharem, e até a próxima!

Esse post é procê 

8 comentários:

  1. Estou IMPACTADA com esse post. Tá incrível, maravilhoso, 0 defeitos!! Que a gente sempre possa estar aqui celebrando o Orgulho🌈

    ResponderExcluir
  2. Que Post perfeito! Parabéns a todos os colaboradores! Parabéns Juba! Como sempre fazendo um trabalho impecável ❤️👏

    ResponderExcluir
  3. Esse post tá lindo e muito emocionante, adorei ler cada linha. Vocês arrasaram muito nos looks, estão maravilhosos e as edições incríveis!
    Parabéns gente, tudo perfeitooo! ❤️

    ResponderExcluir
  4. MEU DEUS DONA JUBA, que blog foi esse?
    Eu adorei que você contou toda a história do álbum, porque eu sou uma pessoa super desligada do mundo musical, e foi SUPER interessante pra mim saber tudo isso, como a senhora tá melhorando a escrita cada vez mais em? parabéns meu amor!
    Eu me senti super acolhida lendo cada textinho da galerinha que participou, saber da luta de cada um, é como me sentir abraçada sabendo que não estou sozinha, que nós não estamos sozinhos.
    Só gratidão por você trazer esse blog IMPORTANTE e que aquece o coração de uma forma linda.
    (Parabéns também pelas edições que mais uma vez estão perfeitas) e parabéns pelos look's galera, meu deus um mais lindo que o outro!

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, que post mais lindo! Amei demais, os looks estão MARAVILHOSOS!

    ResponderExcluir
  6. post incrivel! viva a diversidade e amor ao proximo sempre!

    ResponderExcluir
  7. "Eu sou linda do meu jeito / pois deus não comete erros"
    A frase que vou levar pra vida!!!!

    Ju que matéria INCRÍVEL!!! Eu amei demais a história desse álbum da Gaga. Amo ela e amo você e sua criatividade gigantesca. Obrigada por nos trazer essa matéria. Saiba que cada segundinho gasto, valeu a pena demais!
    E esses looks meu povo? Amei todos e amei os convidados. ♥️
    Bju Patt Becker ( não consegui trocar de conta pra comentar kkk)

    ResponderExcluir
  8. Amiga tem uma tradução equivocada rsrs Em "Born to be brave" seria "nascida pra ser corajosa" você colocou "pra dar", tá meio errado kk
    O verbo to be em inglês é ser ou estar, dar não faz sentido...

    ResponderExcluir

* Não xingue.
* Não brigue.
* Não fale sobre coisas impróprias.
*Se retirar alguma informação ou imagem do blog, por gentileza dê os devidos créditos.
*Deixe seu comentário, é rapidinho e super importante para nós!

- A equipe Stardoll Truques agradece! -