E aqui está a nossa colinha tradicional.
Após respondidos os itens do banner estarão nas nossas suítes.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Gente, enquanto pesquisava sobre as resposta do quiz, um artigo sobre o Gilbert Baker me chamou bastante atenção, achei bem interessante e gostaria de compartilhar com vocês.
O COMEÇO DA SUA VIDA
Gilbert Baker nasceu em 2 de junho de 1951, no Kansas, Estados Unidos da América. Durante a juventude, ingressou no exército norte-americano onde trabalhava como médico e permaneceu dois anos.
Em 1972, Baker foi liberado da vida militar e se mudou para São Francisco, onde estavam acontecendo as primeiras movimentações pelos direitos dos cidadãos LGBT.
ATIVISMO E CRIAÇÃO DA BANDEIRA
Lá, numa comunidade mais aberta à diversidade, ele pôde viver abertamente como homem gay e passou a se envolver com várias causas sociais.
Na época, começou a participar de alguns movimentos, por exemplo, as manifestações contra a guerra e pela legalização da marijuana, entre outras.
Usando os seus talentos para as artes visuais, começou a produzir faixas, panfletos e bandeiras para várias marchas, passeatas e protestos.
Nesse processo, Gilbert ficou amigo de Harvey Milk, um dos maiores nomes do ativismo norte-americano. Foi aí que, em 1978, criou a bandeira do arco-íris, com a ajuda de um coletivo.
O design se tornou o símbolo mais famoso da luta LGBT, até à data. Na sequência, Baker começou a trabalhar para uma fábrica de bandeiras, a Paramount Flag Company.
Um personagem importante da região, o artista continuou colaborando com a Parada do Orgulho Gay de São Francisco. Depois, se mudou para Nova York, onde prosseguiu o seu trabalho como ativista.
LEGADO
No dia 31 de março de 2017, o ativista morreu, deixando um enorme contributo para a história e a comunidade LGBT. Em Nova York, foi homenageado como uma Fonte Arco-Íris.
Atualmente, é quase impossível não reconhecer a bandeira que Gilbert Barker criou. Ela foi incorporada em incontáveis passeatas, protestos, paradas e manifestações que foram surgindo, um pouco por todo o mundo.
Na época em que foi criada, nenhum deles imaginava que estava nascendo um símbolo tão poderoso. Baker criou a bandeira com o apoio de vários voluntários.
No final, optou por não registrar os direitos da sua criação, já que a encarava como algo coletivo, que agora pertencia à comunidade.
O artista descreveu, numa entrevista posterior, aquilo que sentiu quando viu a bandeira sendo hasteada pela primeira vez:
Quando foi erguida e o vento finalmente a tirou das minhas mãos, me surpreendeu. Vi imediatamente como todos ao meu redor reclamavam a bandeira. Eu pensei: "É melhor do que eu alguma vez sonhei."
SIMBOLOGIA DAS CORES
Formada por listras horizontais de várias cores, a bandeira procura traduzir diversidade. Cada tom representa uma característica diferente que Baker quis salientar:
Vermelho — Vida
Laranja — Cura
Amarelo — Luz do Sol
Verde — Natureza
Azul — Harmonia
Roxo — Espírito
SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA DA BANDEIRA DO ARCO ÍRIS
Para entendermos totalmente o impacto da bandeira do arco-íris, é importante lembrarmos o modo como os cidadãos LGBT viviam e eram tratados na época.
Por muito absurdo que possa parecer nos dias de hoje, na década de 70 a heterossexualidade continuava sendo a norma absoluta e todos os que viviam fora dela eram marginalizados.
Eram incontáveis os casos de prisão, violência e chantagem por parte da polícia. Foi como resposta a eles, e em busca de igualdade, que o movimento LGBT se consolidou.
Quando começaram a unir forças e se mobilizar para lutar pelos seus direitos, estes indivíduos criaram uma comunidade.
A bandeira do arco-íris veio cimentar essa identidade coletiva e lembrar que, em todos os cantos do globo, existem multidões lutando pela mesma causa.
O artista declarou:
"As bandeiras são uma forma de proclamar poder. A visibilidade é a chave do nosso sucesso e da nossa justiça."
Deste modo, Baker contribuiu em larga medida para a tão importante visibilidade e representatividade da população LGBT.
A bandeira do arco-íris virou um símbolo de união, libertação e empoderamento que continua sendo erguido pelo mundo a fora.
Texto: Carolina Marcello
Site: Cultura Genial
Site: Cultura Genial
Muito importante dedicar espaço para falar sobre a história da bandeira, que possui uma simbologia MUITO importante pra nós, que vai muito além das cores. Parabéns pelo post, bjs
ResponderExcluirBela matéria! Beijo, Flor743
ResponderExcluir